O ciclo hidrológico proporciona água para todas as atividades humanas: abastecimento público, produção agrícola, geração de energia, recreação, fabricação de produtos industriais, manutenção de plantas e animais, entre outros. Além disso, o ciclo da água atua de maneira indispensável nos ecossistemas, fornecendo água e nutrientes.
Porém, a acessibilidade da água potável no Brasil é dificultosa, uma vez que 40% da população brasileira não tem acesso à água tratada. Desse modo, o déficit hídrico causa doenças na população. Por isso, uma das alternativas para melhor acesso à água potável é o investimento no saneamento básico, que abrange os serviços de abastecimento de água.
Nesse sentido, essa Cartilha tem como objetivo fornecer informações acerca do ciclo da água e seus impactos na vida humana e dos ecossistemas. Além de fornecer informações sobre como adotar práticas que evitem a contaminação dos cursos hídricos (rios e açudes), solo e atmosfera, uma vez que a preservação desses elementos são vitais para o ciclo da água.