A paisagem de Socorro do Piauí é um pano de fundo para uma realidade preocupante que assola muitas regiões rurais do Brasil: a desatenção a sistemas coletivos de abastecimento de água. O cenário, retratado pela WASH Rotary Action Group, evidencia que mais de 50% dos SAC’s instalados em áreas rurais possuem altas taxas de insucesso, tornando-se inativos ou completamente desatendidos.
Contudo, existe um futuro promissor. O projeto Proágua RURAL surge como uma resposta a essa problemática. Com foco na sustentabilidade dos SAC’s e SSAA, o projeto almeja promover a integração das comunidades rurais, incentivando o uso correto das tecnologias de controle e compreensão do manuseio de ferramentas alternativas.
Em Socorro do Piauí, o dia de campo é um passo significativo nessa trajetória. Estamos no início das tratativas de sensibilização com os gestores municipais nas comunidades de Curral de Pedras, Rusío, Magalhães, Canto e Escondido. Ao dialogar com os Secretários, busca-se alinhar expectativas e fortalecer a parceria entre gestão técnica, população local, e órgãos de diferentes esferas, todos unidos pelo propósito de garantir água de qualidade para todos.
O sonho é claro: reduzir as desigualdades e fragilidades que o saneamento rural enfrenta no país, assegurando que cada cidadão em áreas rurais tenha acesso à água de qualidade. Entretanto, a jornada é desafiadora e requer a união de esforços, tecnologia e, sobretudo, sensibilização da sociedade sobre a importância do saneamento. Porque em cada gota de água limpa, vemos o reflexo de um futuro mais justo e saudável para o Brasil rural.