O Abastecimento de águas é realizado de forma desigual entre a zona urbana e rural, sendo necessário realizar o controle da qualidade microbiológica da água, visto que as infecções e surtos que podem ocorrer nas comunidades se dão principalmente com a presença de coliformes totais e E. coli, constituindo as principais causas de doenças transmitidas pela água. .
De acordo com o PNSR, a desinfecção é indispensável para todas as possíveis formas de tratamento para as águas superficiais; para as subterrâneas, os tratamentos são determinadas pela análise microbiológica da água. Para que o consumo seja possível, é preciso entender a importância do monitoramento e a segurança das comunidades rurais.
O Proágua conta com laboratórios para análises das propriedades físico-químicas e microbiológicas do efluente, por meio dos parâmetros, os resultados devem indicar a remoção significativa de doenças parasitárias intestinais. Durante o processo educativo nas comunidades rurais, o compromisso estabelecido pelas formações é proporcionar para a população a capacitação de gestão, o conhecimento e a sensibilidade para o manejo com a água que possibilitem o consumo de qualidade e o acesso à água potável.