No último dia 19 de abril, aconteceu no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina-PE, uma oficina de formação sobre “Diagnóstico Rural Participativo e Metodologias Participativas”, realizada pelo projeto de extensão PROÁGUA RURAL. A atividade foi ministrada pelos professores doutores Alexandre Pessoa e Adelson Dias, e teve como objetivo capacitar os participantes a utilizar metodologias participativas para o desenvolvimento de atividades diagnósticas e pedagógicas voltadas para as comunidades rurais.

A oficina, que ocorreu das 9 às 16 horas, contou com a presença de alunos bolsistas de diversos cursos da UNIVASF, além Coordenadores dos eixos; BJT e Instrutores de Ação. Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de apropriar-se de metodologias participativas, discutindo estratégias para compreender a realidade vivida pelas comunidades rurais e promover o desenvolvimento local.

O dia começou com uma dinâmica envolvendo vários tipos de água, como para beber, domiciliar, água de produção agrícola, comunitárias, para produção de animais, de emergências, da natureza, contaminadas, de chuva e outras mais. A ideia era justamente convidar todos os indivíduos presentes para imersão da temática em questão, visualizando os termos e refletindo sobre cada um deles.

A equipe do PROÁGUA RURAL apresentou diversas metodologias participativas, como “Caminhos das águas: acesso e acessibilidades ao direito humano à água”, que tem como objetivo mapear as fontes de água e os acessos aos recursos hídricos, bem como os obstáculos para o acesso à água potável nas comunidades rurais. Outra metodologia discutida foi o “Diagrama de Venn das entidades que atuam com saneamento nos territórios”, que busca identificar quais são seus objetivos e como essas entidades podem colaborar para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Ademais, foi abordada a metodologia “Matriz DAFO (debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades) das águas considerando os eixos: gestão, tecnologia, educação/participação social”, que tem como objetivo avaliar os aspectos internos e externos relacionados à gestão dos recursos hídricos nas comunidades rurais. A metodologia DAFO é uma ferramenta muito útil para compreender as forças e fraquezas da gestão dos recursos hídricos em um determinado território, bem como as oportunidades e ameaças para o seu desenvolvimento.

A oficina foi muito bem avaliada pelos participantes, que destacaram a importância da utilização de metodologias participativas para a promoção do desenvolvimento local e da democracia participativa. Os professores responsáveis pela atividade, Alexandre Pessoa e Adelson Dias, são especialistas na área de desenvolvimento rural e participação comunitária, o que contribuiu para a qualidade do evento.

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