O saneamento básico exerce um papel essencial na conservação do meio ambiente, sendo de extrema importância para garantir a saúde dos ecossistemas e criar um ambiente sustentável para as atuais e futuras gerações. Quando exploramos esta relação, identificamos inúmeros fatores que ressaltam a importância do saneamento para o meio ambiente.

No primeiro momento, vale destacar o impacto positivo na qualidade da água que os sistemas de saneamento básico proporcionam (em seus 4 eixos, tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana das águas pluviais, coleta e destinação correta dos resíduos sólidos).

Em se tratando de coleta e tratamento de esgoto, quando este é ausente ou ineficiente, os danos ao meio ambiente podem ser graves. O despejo de esgoto não tratado em corpos d’água pode causar eutrofização, um fenômeno que resulta no crescimento excessivo de algas devido ao aumento de nutrientes na água, levando à morte de peixes e outros organismos aquáticos por falta de oxigênio.

Quando o assunto são resíduos sólidos, acúmulo destes em lixões e aterros inadequados pode ocasionar contaminação por chorume, afetando o solo e as águas subterrâneas, gerando prejuízos ao meio ambiente.

O saneamento básico, através do tratamento adequado de resíduos sólidos e líquidos, também desempenha um papel fundamental na redução da poluição do ar, visto que impede a liberação direta de gases do efeito estufa, como o metano, que contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Portanto, investir em sistemas de tratamento de resíduos é de suma importância para minimizar os impactos ambientais das atividades humanas. Logo podemos afirmar, o saneamento básico e o meio ambiente estão intimamente conectados.

Investir em medidas estruturais e estruturantes de saneamento básico não apenas melhora a qualidade de vida das comunidades, mas também proporciona acesso à água limpa e segura, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento, contribuindo também para a conservação do meio ambiente, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais e a saúde dos ecossistemas.

Compartilhe!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Skip to content